domingo, 5 de junho de 2011

MÓDULO III - GÊNEROS TEXTUAIS

Estudos teóricos e práticos da relação entre a linguagem escrita e a visual ou do texto e da imagem, desde a invenção da imprensa até o início do século 20, destacando a origem das artes gráficas e as suas principais características no planejamento visual de material impresso.

ATVIDADE 1

1- Leitura do texto da Etapa 1

Linguagem e escrita visual de Suzete Venturelle (parte de 1-10) e a construção de um resumo do mesmo. O resumo deve abordar as principais idéias da autor sobre a temática. Onde postar a atividade: Anexe o arquivo em Envio do Resumo

ATIVIDADE 2

1- Participação no Fórum de Discussão do módulo, após a leitura dos textos solicitados, interagindo com os colegas.

Qual sua opinião sobre a utilização de textos e imagens para veicular os conteúdos de notícias veiculadas pela imprensa? Esse é um debate virtual sobre o tema! Para orientar e articular nossa discussão sugerimos a leitura de textos de um grande especialista no design gráfico.

Como fazer:

• Leia os textos de excelente profissionais indicados abaixo. • Participe do debate postando sua opinião no nosso Fórum.
• Navegue pelas opiniões dos demais colegas e comente-as. Leia o texto de Claudio Prudente em:http://www.designgrafico.art.br/pontod/mural/designeditorial.htm

Leia o texto de Antonio Fontoura em: http://abcdesign.com.br/teoria/o-desenho-e-o-design/

ATIVIDADE 3 - ETAPA 3

1-Construção de uma reportagem sobre um Projeto ou Evento da Escola em que atua. O aluno deverá postar a reportagem anexando imagens a seu blog e em seguida, socializar o endereço do blog no fórum: Socialização da Reportagem. Os demais colegas deverão comentar.

2-Onde fazer a atividade: No seu blog.

3- Onde postar ? No Fórum Socialização da Reportagem




Atividade I


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Curso de Especialização Mídias na Educação Tutora – Geísa Flores Mendes
Cursista – Lenira Maria de Figueiredo Souza
Módulo III – Gêneros Textuais Atividade

01 – Resumo do texto – A linguagem da mídia impressa: escrita e visual de autoria da prof. Drª Suzete Venturelli.


Resumo


I – Historia da Linguagem escrita e visual


Ao ler o texto exigido para o resumo podemos, resumidamente, afirmar que a autora nos trará informações sobre a relação entre imagem e texto para a comunicação das idéias e do conhecimento humano. Após o Século XV a humanidade deixou de se comunicar através de desenhos rupestres para dar início a comunicação através da imprensa. Texto e imagem passaram a ser poderosos instrumentos de comunicação, pois as suas publicações passaram a atingir muito mais gente e com isso o controle por parte das autoridades passou a ser reduzido. No Brasil a impressa tem início com a chegada da família real, em 1808.O príncipe regente D. João VI funda a Imprensa Régia. Com a modernização na fabricação do papel os custos ficam mais baratos e a difusão entre as classes populares aumenta. Com relação ao uso da imagem em um determinado momento da história, mais precisamente no renascimento de Gutemberg, ela desempenhou um papel pedagógico, pois os religiosos as utilizavam para divulgar as informações entre os analfabetos. Diante de algumas controvérsias da história, os textos passaram a explicar as imagens e estas, foram capazes de ilustrar os textos. Esta relação dialética entre a imaginação e a conceituação nos reporta hoje a afirmar que as imagens se tornaram cada vez mais conceituais e os textos cada vez mais imaginativos. As idéias atuais de Marshall McLuhan e de Jean Baudrillard no que diz respeito ao desprestígio da imprensa em detrimento do crescimento da comunicação através dos aparelhos de TV, cinema e computação (aldeia global) não alavancaram, pois os impressos não desapareceram, ao contrário foram aliados à computação. É inegável que o meio digital democratiza a informação, basta para isso ter acesso à rede de computadores. Desta forma podemos concluir que desde o século XV os avanços tecnológicos, da pedra ao computador, estabeleceram uma consolidação da linguagem verbal e não verbal.

II – A origem das artes gráficas


Para a autora a origem das artes gráficas está na junção da arte e da tecnologia, pois estes dois campos envolvem criatividade, imaginação artística, o desenvolvimento das tecnologias usuais e a comunicação das diversas informações. Neste sentido arte é compreendida como um campo que abrange as criações visuais,musicais e teatrais. Com o avanço tecnológico outras nomenclaturas foram surgindo e com isso o termo artes gráficas foi substituído,a partir dos anos 80, por design gráfico, que vem do inglês e está sendo incorporado no Brasil com a compreensão de designar o campo da programação visual que abrange desde o projeto até a programação visual do produto. Atualmente podemos perceber que as máquinas gráficas deixaram de ser manuais e passaram também a ser computacionais. Desta tecnologia podemos aproveitar a boa qualidade, precisão e rapidez das impressões.

III – Texto e imagem no design gráfico


No final do século XIX arte e design tinham maior confluência nas atividades do que hoje.Os artistas plásticas disponibilizavam seus talentos e técnicas para fins comerciais. A forma de impressão/organização/utilização do papel passou a ser denominado de gêneros textuais, a saber, o cartaz, a carta, o folheto, a revista, o livro cada um com suas peculiaridades gráficas para a organização das informações.

IV – funções das artes gráficas


As três funções básicas das artes gráficas são:
1 – identificar o que é determinada coisa e qual sua origem para poder representá-la visualmente;
2 – informar indicando a relação de uma coisa com a outra quanto à direção, posição e escala.
3 – representar e tornar os eu trabalho tão criativo a ponto de ser “inesquecível”. Desta forma, podemos compreender da contribuição de Vincenzo Scapellini que ... combinar imagens e textos, cores e texturas, de modo que se possa ler para entender e assimilar o conteúdo faz parte de um trabalho visual.

V – História da Página impressa: o cartaz


Foi durante a Revolução Francesa que o cartaz se beneficiou do desenvolvimento das técnicas de impressão litográfica, se tornando o primeiro grande veículo de mídia, pois era considerado criação artística e documento histórico ao mesmo tempo, pois acompanhava os movimentos artísticos de vanguarda. A técnica de colagem gerou o termo fotomontagem, que compunha uma narrativa considerada dramática e foi bastante influenciado pelo cubismo, futurismo, surrealismo, construtivismo russo, dadaísmo, entre outros. A mecanização da imagem através da offset se baseia na técnica de litografia, mas se difere em três pontos essenciais: 1. A impressão ocorre sobre pranchas metálicas 2. As máquinas utilizadas são máquinas rotativas 3. A impressão se faz por meio de decalques intermediários sobre uma borracha. Em 1868 surge a impressão de imagem colorida, que revolucionou mais ainda o fenômeno da produção de imagens no século 20.

VI – Bibliografia


VENTURELLI, Suzete. A linguagem da mídia impressa: escrita e visual. Etapa1. Módulo 4. Curso Mídias na Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário