quinta-feira, 2 de junho de 2011

Módulo II - Convergência de Mídias

Este módulo aborda a convergência das mídias numa perspectiva tecnológica e pedagógica, ou seja, no âmbito da técnica, dos recursos e dos serviços disponíveis nos ambientes da web e do uso pedagógico desses espaços convergentes nos processos de ensino e aprendizagem.

Atividades do Módulo:

ATIVIDADE 1: CONCEITO DE AUTORIA E CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS

Ao usar referências de outros autores encontradas na Internet na elaboração de materiais para distribuir entre seus alunos como de apoio às suas aulas você se preocupa com a questão dos direitos autorais?
Você analisa com seus alunos o respeito aos direitos autorais?
Você acha que o direito de propriedade tolhe a criatividade?
Você acha que o direito à informação e à educação deveria se sobrepor ao direito de propriedade?

Diante das potencialidades das mídias e das facilidades para se produzir textos, vídeos, narrativas, imagens etc. Você estimula no aluno a autoria a partir das tecnologias digitais?

Essas facilidades auxiliam o aluno a empreender a autoria ou apesar delas, o aluno ainda prefere a postura passiva da educação bancária?

Como Fazer?

•Acesse o Fórum Autor e autoria.
•Escreva uma nova mensagem.
•Navegue pelas participações dos demais cursistas e comente algum aspecto que lhe chamou a atenção ou com o qual você se identificou

ATIVIDADE 2 – PRODUÇÃO TEXTUAL

Caro cursista, após a leitura do conteúdo, vídeos e artigos indicados na Etapa 2, deve elaborar uma produção de texto sobre a WEB 2.0 na escola e seu impacto na organização do trabalho pedagógico.

Contemple no seu texto:

O Conceito da nova web ; O cenário no qual emerge a Web 2.0, a Web 2.0 e interfaces colaborativas, O papel do usuário na Web 2.0; fale dos os espaços colaborativos que surgem com a Web 2,0 e exemplifique; as Redes Sociais; A Web 2.0 e as possibilidades de uso na Educação, dentre outros.

Seu texto deve ter 2 laudas. (não se esqueça de se identificar e usar as normas da ABNT)

Como fazer: Poste o texto no seu Portifólio e comente o trabalho dos colegas.

•Não se esqueça de colocar seu nome no arquivo, dessa forma facilitará a identificação.
•Exemplo: AtividadeModulo2-Carla.doc

Obs. Salve o arquivo na versão Word 97 - 2003

ATIVIDADE 3 - APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE – CHAT

Falamos até agora da aprendizagem com mobilidade e do potencial de uso dos dispositivos móveis para gerar processos educacionais mais direcionados à autoria, à produção, à interação e ao compartilhamento do conhecimento em rede.Muitos de nossos alunos já se comunicam diretamente por meio de serviços de mensagens via celular. Alguns, também, já experimentaram ferramentas de mensagens instantâneas (MSN, por exemplo). Sabemos que são ativos participantes desse processo de comunicação em rede. Há professores experimentando as ferramentas de comunicação instantânea para que grupos de alunos interajam a partir de temas de estudo propostos. Você considera possível levar esse modelo à realidade de sua prática pedagógica? Tem interesse em compartilhar sua experiência sobre o assunto ou conhecer as experiências de colegas que navegam por esses mares?

Como fazer ? Debata com seus colegas no Chat agendado pelo seu professor sobre estas e outras questões que considere fundamentais para a realidade de sua prática pedagógica

ATIVIDADE 4 - COMPONDO O CENÁRIO DIGITAL

Tendo em vista os temas estudados nesta etapa e ao longo do Módulo Convergência das Mídias na Educação procure resignificar seu cenário sob o aspecto da inclusão de sua prática pedagógica ao mundo digital.

Que montagem representaria seu cenário, sua leitura do mundo digital? Analise a montagem das telas no vídeo que representa a música “Tocando em frente” de Almir Sater e Renato Teixeira disponível em:
http://br.youtube.com/watch?v=Rl88xJbPs-M

Você pode recriá-la, a partir da mesma música ou de outra do seu gosto, você pode criar seu próprio jeito de compor o cenário que lhe motiva a seguir em frente e aprender com a própria história e com o currículo de vida de cada pessoa.Caso encontre alguma limitação para assistir ao vídeo, analise a letra da música “Tocando em frente”.

Como fazer?

•Crie um arquivo digital utilizando um programa power point

•Represente seu cenário procurando utilizar imagem, cores etc. O moodle não aguenta arquito com aúdio e vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário